22/04/2009

Para quem não sabe onde é :-)

1 comentário:

Anónimo disse...

A VILA DE TÁBUA
O nome da vila de Tábua, provém de uma ponte de madeira que havia sobre o Rio Mondego. No final do Sec. XIX, esta mesma ponte, estava substituída por outra de cantaria lavrada, com cinco arcos, hoje submersa pelas águas da albufeira da barragem da Aguieira.
Tábua e Midões são duas das terras do Concelho que o passado brindou com lindíssimos palacetes, quintas, pelourinhos seculares e igrejas, repletas de preciosidades.
Tábua existe com heranças do seu brilhante passado: o antigo edifício da Câmara e do Tribunal, a capela do Senhor dos Milagres, com planta octogonal e datada do Sec. XVII e a casa Museu Sarah Beirão.
Toda a zona abrangida pelo Concelho de Tábua, é de características de uma raridade para o paladar, são os sabores do Queijo da serra, do Bucho à moda de Tábua, da conhecida “Tibornada ou “Lagarada” feita geralmente nos lagares de azeite na época da azeitona, do vinho do Dão das Quintas Borges e Irmão no lugar do Espadanal, Freguesia de Ázere e o da Quinta Grande no lugar de Lameiras, freguesia de Vila Nova de Oliveirinha, do Chouriço Doce, da Tijelada ou o caseiro Doce de Abóbora.