11/07/2012

TPC :-)

As férias estão aí e como sabemos que os nossos seguidores não têm nada para fazer, resolvemos dar-lhes trabalho de casa. Ah, pois é!! Queremos que descubram quem foram os primeiros escaladores da história. Nós votamos no Moisés, aquele senhor que subiu o Monte Sinai para ouvir a voz de Deus. E vocês votam em quem? 

7 comentários:

Anónimo disse...

Não creio que esse profeta tenha sido um escalador, ele era mais um montanhismo.
É verdade que ele "subiu aos arames" quando regressou da montanha mas isso não faz dele escalador.
Vou pesquisar para sugerir outro nome.

Anónimo disse...

Outra das personagens que podíamos considerar foi Maomé porque, reza a história, que ele também foi para a montanha e por lá ficou à espera de revelações. Contudo ele contraria o princípio dos montanheiros uma vez que se diz " se Maomé não vai à montanha vem a montanha a Maomé". Ora isto de deslocar montanhas não pode ser:-))

Anónimo disse...

A pratica de Montanhismo e Escalada em Portugal remonta ao século passado, com a expedição do Rei D. Carlos à Serra da Estrela em que é escalado pela primeira vez, o Cântaro Magro. Logo este rei é um espetáculo

Anónimo disse...

O mais antigo praticante conhecido é o Prof. Gomes Teixeira da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O facto de ter sido um precursor do montanhismo em Portugal, terá resultado do bem-estar espiritual que esta actividade produzia naqueles que a praticavam. No entanto, não se limitou ao ponto de vista teórico. Foi um entusiástico praticante da modalidade, percorrendo os Alpes, a partir de 1879, com um outro precursor do montanhismo, o seu primo Dr. Evaristo Saraiva, onde regressou por diversas vezes, atravessando colos montanhosos, percorrendo Glaciares e escalando elevados cumes do maciço do Monte Branco.
Conquistados os Alpes, Gomes Teixeira decide experimentar outras regiões montanhosas da Europa, realizando, por diversas vezes, escaladas ao Etna, ao Vesúvio, ao Feldesberg, ao Jura, aos Pirenéus e aos Dolomitas.
As experiências vividas nas inúmeras escaladas das montanhas mais difíceis traduziu-as Gomes Teixeira no seu livro "Santuários de Montanha: Impressões de Viagens" (1926).
Este foi provavelmente o primeiro livro a ser publicado em Portugal sobre Montanhismo. Nele, pode encontrar-se a explicação que levava o distinto matemático a praticar uma actividade que os seus contemporâneos consideravam excêntrica.

D. disse...

Talvez o primeiro deve ter sido o Homo Sapiens Sapiens, já o estou a ver a escalar kk coisa para fugir dos tigres dente de sabre:D

Anónimo disse...

Quem foi esse tipo?!

JB disse...

O primeiro não sei...mas atualmente há muito escalador em Portugal já que a Troika tem posto o Zé Povinho a TREPAR PELAS PAREDES!!!