07/12/2009

“Nós temos o poder de salvar o mundo”

Um bom montanheiro não pode ficar alheado dos problemas ambientais e, como tal, queria lembrar aos meus amigos que começou hoje a Cimeira de Copenhaga. Trata-se de uma reunião onde vão estar 110 chefes de estado para debater os problemas do aquecimento global, da poluição, do efeito estufa... e, em conjunto, estabelecerem alguns compromissos em defesa do planeta.
Como sabemos o aquecimento global tem implicações muito graves. Poderá fazer com que muitos países sejam submersos, que outros se transformem em desertos, que as neves das altas montanhas derretam, que milhões de pessoas percam a vida...
A frase que fica para já deste 1º dia é a seguinte: “Nós temos o poder de salvar o mundo”. Não podemos desperdiçar, nem deixar que se desperdice, este momento único. Agir amanhã pode ser muito tarde!

26 comentários:

K. disse...

Eu reciclo o papel. E vocês?

extrela disse...

so????????????
bem ja faz alguma coisa na vida ne.......
:)

Anónimo disse...

Tenho algum cuidado em reciclar o vidro, os plásticos e o papel.
Mas onde tenho mesmo muito cuidado é em nunca deixar lixo na serra, no campo, no rio, na praia, ... O lixo que faço vem sempre comigo.

K. disse...

também reciclo vidro e metal, fecho a torneira enquanto lavo os dentes, tomo sempre duche e nunca banho de imersão... :-)

ZC disse...

Essa de fechar a água enquanto lavo os dentes é uma falha ENORME minha de resto... banho de imersão.. o que é isso :-)))(mergulhar na banheira no suor que fiz na escalada??). Parece-me pouco limpo e um pouco...!

extrela disse...

bem o menos ainda lava os dentes e toma banho muito bem.......
:)

K. disse...

Aparentemente fazemos mais do que tu fazes :-)

extrela disse...

ui pois eu acho que nao sei o que e banho tenho medo da agua.......
:)..... faz me alergia......
:)

K. disse...

ZC, está explicado o mau cheiro :-)

ZC disse...

Creio que não será essa a razão. As Flores não têm mau cheiro :-), antes pelo contrário... Eventualmente é mesmo a pouca limpeza daquele espaço. Será da Falta de funcionários :-))))) ou ....

extrela disse...

tumara muita gente cheirar como eu era um privilegio......
:)
la ta as flores nao cheiram mal.....
:)

K. disse...

hmmm... as flores carnívoras são mal cheirosas. Como tu és carnívora... és mal cheirosa :-)

ZC disse...

Agora percebi. Há pessoas que querem proteger o mundo ( as flores carnívoras) eliminando os infractores.
Agora percebo o desaparecimento de alguns espécimenes;-))

extrela disse...

hum sou carnivora mas nao sou eu que tenho o habito de morder as pessoas quando tem as maos ocupadas nao e setora???????
:)

K. disse...

Morder? Quem é que anda a morder? Temos vampiros na escalada???

ZC disse...

Estou a ver que há muitas coisas que se passam "debaixo das minhas barbas" e não vejo... vou passar a exigir um relatório "circunstanciado" das ocorrências.

K. disse...

Se pagares bem, a extrela faz-te o tal relatório :-)

extrela disse...

ha pois eu faxo mas tem que pagar bem.....
mas que devia fazer esse relatoria era a menina que quando alguem ta a escalar como tem as maos ocupadas usa outros meios......
:))

K. disse...

Outros meios? Para escalar? :-) Usa os dentinhos? oh pá, desde que dê para subir, pq não? :-)

extrela disse...

nao e para escalar e pa agredir os alunos.........
:)

K. disse...

Agredir??? Mas há agressões na escalada??? Extrela, quem é que anda a agredir quem? Vá, partilha com K. e ZC, nós precisamos de saber, a agressão é inadmissível na escalada :-)

extrela disse...

hum pois sao maus e depois ainda me chamam a mim de mao feitio e de anti social :)
uma menina como eu que nao faz mal a uma mosca :)
eu nunca tou mal dispostas nem nada e ainda me tratam assim :(

K. disse...

Tratamos-te assim muito bem, não é? :-)

extrela disse...

ui muito bem sem duvida......acho que so nao me matam porque depois ficavam com pesso na consiençia.....
:)

Anónimo disse...

Este artigo era sobre as questões do ambiente, sobre os problemas do aquecimento global, desaparecimento de espécies, subida do nível do mar, ... e deu nisto! Onde anda essa consciência cívica?! Vá lá Extrela, quem é que estraga o ambiente ?! :-))

extrela disse...

bem pois isso e verdade.....
que estraga o ambiente na minha opiniao infelizmente e e verdade e o ser humano......
infelizmente ainda ha muita gente que nao respeita o ambiente entao da nestas poluiçoes e muitas outras coisas ne...... :)