20/07/2009

O uso dos pés e das mãos

Quem não pratica escalada desportiva pensa que é uma actividade onde se emprega somente a força. Contudo o escalador não necessita só da força, necessita especialmente de muita técnica que, se correcta, economiza energia e permite chegar mais longe. Por que a técnica é especialmente importante o escalador deve dedicar especial atenção à colocação correcta das mãos e dos pés:

Pega fechada: As pontas dos dedos ficam quase encostadas na palma da mão. O seu uso é muito comum em presas pequenas e “regletes”.

Pega aberta: É parecida com a fechada, mas os dedos formam um arco maior. É usada na pega de presas grandes que têm espaço para colocar as pontas dos dedos.

Pinça: Usam-se as pontas dos dedos ou a mão inteira para “pinçar” a presa. Aplicam-se normalmente nas presas que se projectam da parede e em alguns tipos de fendas.

Estendida ou Primata: A mão toda forma um arco (principalmente os dedos). Usa-se principalmente nas presas arredondadas. A aderência da mão na presa é fundamental.

Invertida: Como o nome indica, usa-se com a palma da mão voltada para cima, pode ser com as pontas dos dedos ou com a mão inteira (como uma pega aberta). As presas são normalmente lacas de cabeça para baixo.

Monodedo, bidedo e tridedo: Pegadas feitas com um (monodedo), dois (bidedo) ou três dedos (tridedo), usando as falanges. São usadas normalmente em buracos pequenos (os famosos “heucos” ou “pockets” americanos)

Entalamento das mãos: O entalamento das mãos faz-se com os dedos, com a mão inteira aberta ou com a mão fechada (de punho). Usa-se tanto em fenda verticais, como em fendas horizontais. A mão colocada dentro da fenda deve ser “torcida” para gerar forças opostas e garantir a execução da pega (é necessário a protecção das mãos para evitar ferimentos).

Interno: Usa a parte da sola onde se encontra o polegar, na parte interna do pé. Usado na maioria das presas.

Externo: Usa a parte da sola onde se encontra os dedinhos, na parte externa do pé. Usado também na maioria das presas, sendo mais solicitado devido a algum tipo de posicionamento.

Bico: Usa-se o bico da sola, bem onde se encontra o polegar. Muito usado em presas muito pequenas e em buracos.

Aderência: Utiliza-se a maior parte da sola possível da parte anterior do pé, de preferência com o pé voltado de frente para a rocha (pé chapado), mas há excepções. Utilizado em lugares sem presas.

“Foot Hook” (Pé em gancho): Usa-se o calcanhar ou a parte superior do pé, podendo ser o bico ou o peito do pé. Muito usado em saídas de tecto, em tectos e em arestas.

Entalamento de pé: O entalamento de pé é feito de bico, de pé inteiro longitudinal (usando as laterais do pé), e de pé inteiro transversal (usando o bico e o calcanhar), normalmente é usado em fendas.

13 comentários:

ZC disse...

Obrigado K. Este é um grande artigo. É muito importante que todos os nossos meninos e meninas leiam este artigo e tentem perceber as indicações que aqui são transmitidas. eu sei que muitos de vocês já utilizam estas técnicas, muitas vezes sem dar por isso, mas se tiverem a consciência de que as estão a utilizar é muito melhor. Em Setembro temos que começar a utilizar/treinar isto. Até lá treinem um pouquito.

extrela disse...

bem komo e que eu vou treinar so se for a subir as paredes de casa mas mesmo assim e muito complicado porque acho que elas nao gostam........
lol vou ter muitas saudades mas sempre que poder vou la treinar com os pessoal eu prometo............
bjtx

K. disse...

Eu acho que devias de trepar as paredes lá de casa, era uma forma de decorar as divisões :-)

extrela disse...

pois e uma boa forma de ouvilas da mia mae deitava-me o fogo..........
e melhor nao.......
:-)

ZC disse...

A propósito disto há um artigo, pequenino, na revista LUX desta semana " A casa Alpinista" muito engraçado. Há escaladores que têm umas ideias giras. SE tiver tempo vou fazer uma cópia do artigo e da foto. Vale a pena dar uma olhada!

extrela disse...

quem diria o setor a ler a revista LUX bem isso e um luxo.........
porque normalmente os homens dizem que essas revistas sao pas mulheres mas acho que ja nao........
:-)

K. disse...

Ele deve ter ido ao barbeiro, por isso é que sabe o que vem na revista!

extrela disse...

hum pois tambem nao tinha pensado nisso bem visto sim senhora ta de parabens..........
:-)

ZC disse...

Estas senhoras não têm emenda, comentam tudo menos o mais importante, o artigo!
Na verdade (acertaram)não imaginam a quantidade de revistas que se encontram nesses locais, fico mesmo muito "assustado" com a qualidade das mesmas. Como é possível editarem "coisas" daquelas?! Será que aqueles assuntos interessam a alguém? Como é possível haver jornalistas com tanta "colidade" (sorry - qualidade).
Um destes dias temos que eleger a pior revista.

extrela disse...

ui a pior talves a LUX que foi coisa que nunca gostei lol...........
a coisas bem piores que esse artigo...............
:)

K. disse...

Eu, K., como public relations do clube, só vim aqui para comentar a revista, isso da escalada é com ZC, toda a gente sabe q eu percebo pouco do assunto. Acho que pior do q a Lux é a Maria. Voto na Maria para pior revista.

ZC disse...

Também estou inclinado para votar nessa "revista". Permito-me, no entanto, reservar o voto para depois de consultar outras espécies. O melhor da revista Maria é , sem dúvida alguma a parte do consultório: divinal! Como é possível haver gente com aquelas dúvidas? ( Espero que nenhum daqueles seres tenha sido meu/minha aluna)

extrela disse...

bem eu nao lei u muito dessas revistas eu ca gosto mais das de carros e de motas...........
eu sei que muita gente pessa e diz que essas revistas sao so pa homens mas eu nao acho..........
lol.........