09/10/2009

Peixe escalador

Este peixinho de ar simpático pertence a uma espécie recentemente descoberta na Venezuela e chama-se Lithogenes wahari. Foi descoberto há cerca de 20 anos atrás no Amazonas mas só agora se conseguiu descobrir a sua origem. Este peixe-gato vai escalando as rochas com a ajuda das suas barbatanas dorsais, que são altamente flexíveis, e da sua grande boca. Este peixe vive em rios com correntes bastante fortes e estes elementos são o que lhe permite fixar-se às rochas e, assim, seguir o seu caminho.

20 comentários:

K. disse...

Neste blog a bicharada toda escala, são as cabras, são as osgas, são os peixes...

extrela disse...

pois ate os coelhos escalao e fantastico.....
temos a bicharada quase toda.....
e bom sinal mas rialmente o peixe tem um bom aspecto sera que e bom para cumer??????
:)

Anónimo disse...

Sem querer ofender ninguém também conheço umas "gatinhas" que são um espectáculo a escalar, ... e não digo mais nada (como por exemplo que há quem vá à escalada só para as ver escalar:-) ).
Quanto ao referido wahari não faz mais do que já vi fazer no clube quando determinados e determinadas pteros prendem a corda com os dentes para a expressar,... claro que não têm uma grande boca!

Anónimo disse...

Estes peixinhos engraçados são utilizados pelos aquariofilistas para limparem os vidros e os fundos dos aquários. Para além de subirem bem são uns verdadeiros aspiradores.

K. disse...

Esta é uma espécie nova, o aspirador de aquários é o Gyrinocheilus aymonieri...

Anónimo disse...

K.Obrigado pela informação. À vista desarmada os bichinhos enganaram-me Estou a ver que percebes de aquariocultura :-)). Que outras surpresas reservas ?

ZC disse...

Vejam só a quantidade de coisas que nós aprendemos neste Clube! Que bom seria se participasse mais gente e com mais ideias!
Quanto à D. Extrela veja lá se lhe cai um dentinho com a gracinha dos "até os coelhos escalam"!
Não gosto de ameaçar mas o som zzzzzzzzzzzzz e ... splach diz-te algo?!

extrela disse...

ah tao mauzinho que e para mim ....
hum ui depois tava tramado se me deixasse cair loly....
ai ai ja nao volto a escalar com o setor a fazer segurança....
:) e o setor era capas de me fazer isso???

K. disse...

Eu protejo-te, susu, n te preocupes :-)

ZC disse...

Sou mesmo terrível:-)). Mal imaginas as maldades que sou capaz de fazer. Nem com protecção "divina" te eras capaz de "safar"! Lá te espero!

extrela disse...

pois o que vale e que tenho uma titi protectora.....
pois e setor o tal que dizia que tinha feito estes cumentarios em anonimo mas nao tao ahahah...
bem hoje escalei e ainda nao me matou falta a coragem para me fazer mal nao consege......
:)

ZC disse...

Apenas um pequeno deslize. Sorry!
Da próxima vez é que vai ser.

ZC disse...

Então Elisa hoje tiveste mesmo medo :-)). Nem uma vez me pediste para dar segurança. Vá lá, não sou assim tão mauzão! Ainda podes confiar :-). Te lo prometo; I promise you;

extrela disse...

yo tengo un pouquito de medo...
nunca se sabe do que pode fazer ne.....
mas teve saudades de lhe pedir seguranca prontos eu para a procima ja lhe pexo eu prometo....
:)

ZC disse...

Fico a aguardar. O teu espanhol ainda está um pouco "perro". Buenas noches :-)). No lo prometas. Lo ace!

K. disse...

Este blog anda mesmo internacional...

ZC disse...

Pois é :-))Já tivemos vários nomes no Blog, temos escaladores com várias nacionalidades e raças diferentes. Agora vamos a passar a escrever em várias línguas. O meu problema vai ser entender o ucraniano pois as outras línguas "vou arranhando" (mal!)

extrela disse...

oh eu so ainda tou no inicio ainda nao dsei muita coisa mas quando sober eu prometo que escrevo em espanhol.....
ja que ingles nao e comigo....:)
nao e que a setora fosse ma as diciplina e que nunca foi comigo:)

K. disse...

Se dissesses mal da professora já ia haver sarilho para o teu lado :-)

ZC disse...

Hey!
Reages sempre assim tão mal quando és contrariada?!! Partes logo para aquela versão girl tipo "demolidora" ! You are a pretty women! A culpa quase nunca é dos profs.
Mas quanto ao inglês a minha teoria é que só se aprende praticando, ... tal como na escalada. Talvez tenha faltado à Extrela um contacto "with a interesting and handsome english guy".