09/10/2009

Progredir na escalada II

Conselho nº 2

Evita o ácido láctico - estica/alonga os braços - Quando escalamos ficamos com os braços muito duros e, a partir de certa altura, temos alguma dificuldade em nos movimentarmos. Trata-se da acumulação do ácido láctico nos braços, nos dedos, nos ombros... A acumulação do ácido láctico nos músculos provoca a fadiga porque a circulação diminui. O truque para aumentar a circulação é erguer e baixar os braços e fazer alongamentos.

Conselho nº 3

Respira e relaxa - Para relaxarmos no meio de uma escalada devemos fazer uma respiração pausada. O melhor truque é fechar os olhos, imaginarmo-nos num lugar tranquilo, e contamos até 10. A seguir fazemos algumas respirações rápidas e prosseguimos até o próximo momento. Gritar depois de um esforço intenso é algo que todos já fizemos e ajuda a libertar a tensão.

7 comentários:

K. disse...

Bem, eu passo vida a fechar os olhos e a fingir que estou num local bem calmo :-) isso deve indicar que sou uma excelente escaladora :-)

extrela disse...

pois eu tambem mas e quando tou nas aulas como fazia nas aulas de ingles :)
mas por acaso e bem fazer as coisa de vagar da tempo para pensar onde por pimeiro as maos ou os pes.....
:) e conselho de alguem.....
:)

Anónimo disse...

Costumamos dizer que "é caminhando que se faz o caminho". Estes são dois bons conselhos para quem quer escalar bem.
Quanto ao que a K diz creio que ela não está a dizer toda a verdade. Eu penso que ela fecha os olhos para não ver determinados comportamentos e, lá nas alturas, ganhar coragem para descer a terra :-))). Quanto ao facto de ser boa escaladora, parece que sim, toda a gente gosta de a ver escalar ;-)

extrela disse...

pois pois mas respeitinho pela mianha titi se nao um problema grande........
:)

K. disse...

obrigada, susu :-)

Anónimo disse...

Pensando bem tenho que repensar a minha participação em determinadas actividades e com determinadas companhias. Pela frente está tudo bem, gente fixérrima, muitos sorrisos,... mas assim que se vêem longe está de fazer ameaças dissimuladas. Não está certo! Então e o companheirismo?!

extrela disse...

hum cho que devia era ter um pouquinho de medo lol
nos nao fazemos ameaças eu nao gosto disso.....
a que selar pelo que nos e importante ate os amigos.....
:)